Para abrir uma firma para sua loja virtual, é necessário executar quatro passos descritos a seguir:
1º - Proceder ao registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica: Para registrar a sua loja virtual. Cidades que não possuem escritórios da Junta Comercial, geralmente precisam registrar sua loja em Cartório. Para registrar a loja, você vai precisar de uma série de documentos que podem mudar conforme cada estado. Entre em contato com a Junta Comercial de seu estado e tome conhecimento de quais os documentos serão necessários para você abrir uma loja. Após o registro de sua loja, você receberá o NIRE (Número de Identificação de Registro da Empresa).
2º - De posse do NRE, você terá que retirar o CNPJ de sua loja a partir daí você poderá contabilizar impostos e outros gastos. Para concluir esta etapa de obtenção de CNPJ você deve ir até o site da Receita Federal e fazer o download de um programa específico. Assim você poderá indicar qual é o ramo da empresa e demais atividades. Na sequência serão selecionadas sua tributação e fiscalização.
3º - Obter Alvará para funcionar: Para consegui-lo, você deve ir até a Prefeitura da cidade. Serão necessários os documentos da loja, como cartão CNPJ e cópia de contrato social.
4º - E por fim, criar a Inscrição Estadual: Para criar a Inscrição Estadual você precisará comparecer à Secretaria Estadual da Fazenda de seu estado. Alguns podem permitir concluir a inscrição pela Internet, mas a maioria exige presença física. Contudo, vale ressaltar que ela só é necessária para empresas que precisarão de ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Também pode acontecer de seu estado exigir a inscrição antes do alvará.
Pronto, você já estará devidamente regulamentado para desempenhar as atividades propostas.